No começo foi apenas um rolinho…

O que é fotografia analógica?

Este post é pra você que não faz menor idéia do que é fotografia analógica.

Foi na década de 90 que o mundo conhecia os primeiros exemplares de fotografia digital no mercado. Mas foi somente a partir de 2000 que a tecnolgia realmente dominou o mercado de fotografia. Hoje, há pessoas que nem sabem o que é “filme”, “fotografia de filme”, a tal da fotografia analógica.

Não vou contar sobre a história da fotografia, vou apenas discorrer sobre o que era o único tipo de fotografia antes do digital e, portanto, chamado apenas de fotografia, e não tinha o sobrenome “analógica”.

A palavra analógico é empregada hoje para descrever todo processo que não é digital, ou seja, não se baseia em dígitos (zeros e uns). Então como era feita?

O filme está para o cartão de memória assim como o vinil está para o MP3.

Minha Minolta Hi Matic 9 com um Color Print Film 800 da Lomography

Minha Minolta Hi Matic 9 com um Color Print Film 800 da Lomography

Simplificando bastante, era feita com processos fisicos e químicos. É aplicada em uma superfície, uma emulsão sensível a luz, como por exemplo grãos de haletos de prata, e quando expostos a luz, gravavam os fótons, “foto-grafia”. Essas superficies que podiam ser placas ou películas, depois de expostas, precisavam de agentes químicos para revelar, e fixar as luzes e sombras. A partir daí você tinha um negativo (ou slide, que é positivo). Então, a partir do negativo fazia-se a cópia.

darkroom01 darkroom

A cópia, também chamada de “ampliaçao“, quando não é feita por minilabs automáticos, é feita atravéz de um ampliador, diretamente num papel também sensível a luz, papel fotógrafico, que também passa pelos processos de revelação e fixação. A técnica do laboratorista durante a ampliação é que dá o toque final e artístico da cópia. Então, ou você era um bom laboratorista, ou tinha um bom laboratorista.

Mas, da proxima vez que você ouvir os termos “eu fotografo com filme” ou “faço fotografia analógica” você  já saberá que está falando com alguem que recupera processos artísticos que estão fora de moda ou por um motivo ou outro “obsoletos“.

iShootFilm

Vale lembrar que o equipamento, é apenas a ferramenta do artista, e ele vai usar aquela que melhor se adapta a sua linguagem. E que se você quer ser artista da fotografia, vale voltar as raízes, assim como desenhar com lápis 2b em vez do Painter, ou tocar violão em vez de Guitar Hero.

Anúncios

7 responses

  1. Pingback: Fotografia analógica e seus processos | Fotografia: do analógico ao digital

  2. Eu também comecei a fotografar quando a fotografia ainda não tinha esse sobrenome “analógica”.

    Como todo estudo da arte é importante experimentar e conhecer os processos mais iniciais possíveis (claro, não precisa voltar ate o daguerreótipo) e viver a sensação da fotografia química. Pelo menos o preto e branco, revelar seu filme, ampliar suas imagens…

    Gostei.

    Setembro 10, 2013 às 3:05 am

  3. Pingback: Casamento – Daniele e Gilberto | Analógicos Anonimos

  4. Pingback: Projeto “Belezas Sem Retoque” | Analógicos Anonimos

  5. Helder Martinovsky

    Apenas uma consideração (de quem trabalha como laboratorista e pesquisador há 20 anos): O vinil e a fita de vídeo são exemplos de analogia. Fotografia com filme NÃO É ANALÓGICA, pois o filme contém a imagem em si, e não precisa de analogia para que ela seja vista. Criou-se o hábito de chamar tudo que não é digital de analógico.

    Março 28, 2015 às 8:14 pm

  6. Pingback: Portal News GR

  7. Pingback: Exposição apresenta a evolução das máquinas fotográficas – Portal News GR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s