No começo foi apenas um rolinho…

O Ponto: Elementos Formais da Composição

Antes de mais nada, se você ainda não leu minha introdução sobre as Regras de Composição reserve alguns minutos para isso.

O Ponto.

Em fotografia, o ponto é qualquer área diminuta que chame a atenção. Não precisa ser matematicamente um ponto ou apenas um pixel brilhante, nem uma estrela. O Ponto é a forma mais básica para direcionar sua narrativa. Na dúvida, mantenha a simplicidade (vou escrever mais sobre simplicidade num próximo post), elimine distrações.

Árvore. Num "ponto" distante, a árvore destaca-se da linha do horizonte.

Árvore. Num “ponto” distante, a árvore destaca-se da linha do horizonte.

A posição do ponto dentro do quadro tem grande influência no impacto da imagem. Então antes de clicar, sinta qual é a história daquele “ponto” em questão. Observe bem dentro do seu visor e elemine outras distrações, o ponto pode ser bem-humorado, apressado, inquieto, desequilibrado ou até estático.

Nesse, a posição e direção do "ponto" indicam certa melancolia.

Nesse, a posição e direção do “ponto” indicam certa melancolia.

Raramente uma imagem é definida por um único fundo sólido e um ponto destacado, apesar de ser a forma mais básica é a que mais precisa de atenção na hora da composição, qualquer influência pode prejudicar a narrativa.

Apesar da imagem não ser completamente um campo uniforme, o toco sobressai o suficiente para podermos considerá-lo um ponto, e não parte de uma figura mais complexa.

Apesar da imagem não ser completamente um campo uniforme, o toco sobressai o suficiente para podermos considerá-lo um ponto, e não parte de uma figura mais complexa.

Podemos presumir mais pontos em uma única foto, mas isso resultará em uma “linha implícita” (da qual falarei em outro post). Dificilmente você conseguirá mais de um ponto no quadro  sem resultar nessa linha. Então, mantenha-se simples e elimine distrações para conseguir compor com este elemento formal.

Anúncios

One response

  1. Pingback: A Linha – Elementos Formais de Composição | Analógicos Anonimos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s