No começo foi apenas um rolinho…

A Linha – Elementos Formais de Composição

Antes de mais nada, se você ainda não leu minha introdução sobre as Regras de Composição reserve alguns minutos para isso.

A Linha.

Como mencionado no meu post anterior “O Ponto” uma linha se forma quando se tem mais de um ponto. Esta linha pode ser explícita ou implícita. Em ambos os casos, as linhas, como qualquer elemento de composição, devem ser posicionados no quadro de modo a intensificar uma idéia abstrata ou concreta.

As linhas mais facilmente utilizáveis são as de perspectiva.

Linhas em perspectiva

As linhas em perspectiva ajudam a ressaltar o valor da profundidade e a separação entre concreto e árvores.

A “vontade” da linha pode ser usada também emocionalmente. Linhas em diagnal, como no exemplo acima, intensificam o drama da profundidade, no entanto, linhas horizontais podem passar um ar de sossego ou de organização.

Apesar de haver linhas em perspectiva, elas são entendidas mais como textura, aqui, as linhas que importam são as horizontais fortemente marcadas e realçadas pela composição.

Apesar de haver linhas em perspectiva, elas são entendidas mais como textura, aqui, as linhas que importam são as horizontais fortemente marcadas e realçadas pela composição.

Até agora, os exemplos foram com linhas retas, mais facilmente entendíveis. Mas, com alguma atenção, podemos usar linhas curvas com cuidado para não agirem mais como simples textura do que como vários elementos unidos.

Árvores

Árvores geralmente são vistas como texturas, dado os emaranhados de linhas de seus galhos. Mas é possível fugir dessa regra.

Linhas orgânicas são geralmente bêm expressivas. Mas podemos ter linhas suaves como as do corpo ou de objetos de decoração. Linhas de movimento são comumente evitadas. Geralmente não queremos borrões nas nossas fotos, mas há casos em que essas linhas, muito semelhante a orgânicas, são belamente utilizadas para intensificar a sensação de movimento.

Metro

As linhas formadas pelas luzes do metrô em movimento compõem aqui algumas pinceladas expressivas.

Por fim, as linhas implícitas, são aquelas que mais direcionam nosso olhar, no entanto não estão lá. Como no caso de grupos em alinhamento ou pontos de interesse. Quando nossos olhos passeiam pela foto, forma-se esta linha, agindo como um único elemento de composição.

Neste caso, as folhas brancas e rostos dos cantores do coral forma uma linha implícita.

Neste caso, as folhas brancas e rostos dos cantores do coral forma uma linha implícita.

Outras linhas não são assim tão evidente como as da foto acima. Algumas precisam de mais tempo e absorção da imagem para serem percebidas, mas o fotógrafo tem que levar em consideração se vai colocar mais um, ou menos um ponto de interesse para intensificar a linha.

As três mulheres e seus olhares (velados ou revelados) fomam uma linha que é quase impossível de não percorrer. Mesmo que o cabelo vermelho ressalte do resto das fotos, a linha é forte.

As três mulheres e seus olhares (velados ou revelados) fomam uma linha que é quase impossível de não percorrer. Mesmo que o cabelo vermelho ressalte do resto das fotos, a linha é forte.

As linhas, como todos os elementos formais, são usadas o tempo todo, até inconscientemente ou melhor, instintivamente na composição. Porém, quando racionalizamos e sistematizamos, podemos entender melhor esses elementos e assim, fazermos melhor uso deles. Que tal queimar um rolo de filme só buscando realçar as linhas para treinar e desenvolver melhor sua percepção?

Anúncios

One response

  1. Pingback: O Ponto: Elementos Formais da Composição | Analógicos Anonimos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s