No começo foi apenas um rolinho…

Como Avaliar uma Câmera Analógica

Antes de continuar lendo, talvez você queira ver minhas dicas descompromissadas de qual camera escolher.

Então você quer comprar uma camera analógica e não sabe como avaliar se ela tá boa? Vou te dar umas dicas gerais que devem ser adaptadas conforme os diferentes tipos de câmeras.

Funcionamento geral:
Para ter uma idéia do funcionamento geral da máquina será necessário usar  visão, tato, e audição. Segure-a como se fosse bater uma foto. Gire os anéis de foco e de abertura (se os tiver), sinta se emperra ou se faz algum barulho. O foco deve ser sempre suave, sem resistência, mas também não pode ser solto demais. Os de abertura podem ser um pouco mais complicado porque algumas câmeras tem aneis de abertura que fazem “tic” em cada posição, outras, tem movimentos fluidos permitindo colocar a aberture entre uma posição e outra. Posicione na velocidade mais rápida da camera. Clique e avance o filme. O som de clique também depende muito do tipo de camera. Uma rangefinder tem um “clique” muito sutil, pois não tem um espelho que levanta como a SLR que tem um ruído desse espelho levantando e abaixando rapidamente. De qualquer forma o som do clique tem que ser limpo, nítido e rápido. Ao acionar o avanço do filme, sinta se há alguma resistência desnecessária. Veja se as peças móveis estão bem justas, sem folga.

Considere três elementos básicos que qualquer câmera fotográfica deve ter, inclusive as mais simples: obturador, diafragma, e conjunto ótico.

1-Obturador:
O obturador é a parte da camera que permite que a luz entre na camera, abrindo e fechando por um período programado. Existem alguns tipos de obturadores, como o de cortina (que pode ser de metal ou tecido) ou de iris. Para ter certeza de que a obturador funciona. Coloque numa velocidade em torno de 1/60.

Avaliar-Cameras-Analogicas-5147 Avaliar-Cameras-Analogicas-5148

Abra a parte da camera que vai o filme, direcione a lente para uma fonte de luz e olhe atraves da caixa escura (câmara) e atraves da lente. Clique. Voce deve poder ver o obutrador abrindo e fechando permitindo a luz entrar na caixa por um tempo controlado. Teste diferentes tempos.
Avaliar-Cameras-Analogicas-5151 Avaliar-Cameras-Analogicas-5152

2-Diafragma ou Iris:
O diafragma controla a abertura da lente, que controla a quantidade de luz que que entra na caixa. Para testar, mantenha a camera aberta como no passo anterior e coloque a velocidade no modo B, que vai fazer com que o obturador permaneça aberta enquanto você estiver pressioando o botão disparador. Pressione o botão, e veja o obturador abrir e manter-se aberto. Com a outra mão, gire o anel de abertura e veja se o diafragma se move.

Avaliar-Cameras-Analogicas-0003 Avaliar-Cameras-Analogicas-0004 Avaliar-Cameras-Analogicas-5142 Avaliar-Cameras-Analogicas-5143

3-Conjunto ótico:
Uma lente funcional é uma lente com pouco ou nenhum risco ou mancha. Livre de fungos e translúcida. Simplesmente olhando a camera na loja ou feira não é possível saber se a lente está fazendo o foco, ajustada ou nítida. Mas se ela estiver bem translucida, se seus anéis não estiverem enferrujados já são bons indícios.

Certificando-se do funcionamento de ao menos essas 3 partes, é quase garantia de que a camera faz fotos.

Outros fatores que merecem atenção:

• Vazamento de luz, que é difícil de averiguar;
• Partes elétricas que só funcionam com bateria, como exemplo a Yashica FX-D Quartz ou a Pentax 645n que só disparam se houver bateria suficiente;
• Fotômetros antigos não são confiáveis;

Se for possível, peça garantia leve a câmera e faça fotos testes em plena luz do dia com filme novo e revelação padrão. Diminuir variáveis aumenta o sucesso do teste. Não deixe que situações de pouca luz, filmes vencidos ou revelações mal feitas atrapalhem o resultado do seu teste.

Anúncios

5 responses

  1. Boas dicas. Gostei que usou a FX-D Quartz para ilustrar, tenho uma e sou fã.

    Novembro 4, 2013 às 12:57 am

    • sergiomarreiro

      Obrigado! Eu também tenho uma, ganhei na campanha “Quero sua camera velha do QF”

      Novembro 4, 2013 às 11:25 am

  2. Muito bom, obrigado pelas dicas! Gostaria de acrescentar uma, quanto as lentes. Algumas lentes, como as da Roleiflex, possuem na frente uma camada (não sei dizer do que nem porque) que fica colorida quando observada de lado. Aparecem cores, mais ou menos parecido com quando você olha uma bolha de sabão contra a luz. Então, se você olhar pra lente e não acontecer isso, pode ser que a lente tenha sido polida, o que compromete o foco do conjunto ótico.
    Obrigado!

    Novembro 6, 2013 às 9:00 pm

    • sergiomarreiro

      Boa dica! Acho que se refere ao “coating” que é uma camada que protege contra reflexos, desvios de cores e outras aberrações óticas.

      Novembro 6, 2013 às 9:11 pm

  3. ricardomeneses

    explicação perfeita parabens

    Março 9, 2014 às 3:01 pm

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )